Amuleto em título e motivo de briga com rival: quem é Biriba, mascote do Botafogo que 'viralizou' na internet

MatériaMais Notícias

da 888casino: Você provavelmente ouviu ao áudio de um torcedor do Botafogo estressado com a aparência da fantasia de Biriba, o mascote do clube, durante a semana. O conteúdo viralizou na internet e chegou até mesmo ao Alvinegro, que se pronunciou nas redes sociais sobre o assunto.

RelacionadasBotafogoBom momento com Dorival, Mendoza em alta e velocidade: como o Ceará chega para enfrentar o BotafogoBotafogo16/04/2022BotafogoDiretoria do Ceilândia faz promoção: engradado de cerveja vale ingresso para jogo contra o BotafogoBotafogo15/04/2022BotafogoBotafogo contrata executivo com passagens por Atlético-MG e Flamengo para ser o CPO da SAFBotafogo15/04/2022

da supremo: + Botafogo gasta R$ 65 milhões na primeira janela da ‘Era Textor’ e valor pode aumentar no futuro

A questão é que Biriba vai além da fantasia de aparência familiar e do áudio que rodou durante a semana. O cachorro realmente existiu e, por toda a superstição que sempre marcou a história do Botafogo, foi importante para um título do Glorioso nos anos 40.

Era 1948. O Botafogo vivia um jejum de treze anos sem conquistar um Campeonato Carioca, mas aparecia bem colocado naquele ano. A campanha, contudo, ficou ameaçada em 28 de novembro, quando o Alvinegro perdia por 3 a 1 para o Flamengo, até que um vira-lata – cachorro sem raça definida – entrou no gramado e o jogo foi interrompido.

O animal foi retirado do campo minutos depois e a partida foi retomada. A questão é que, depois disso, relatos afirmam que o Botafogo dominou as ações do jogo e a virada chegou com certa facilidade: 5 a 3 para o Glorioso, que continuou rumo à final, onde derrotou o Vasco para dar fim ao jejum.

AMULETO DA SORTE
​Biriba era o bicho de estimação de um dos jogadores daquele elenco do Botafogo e acabou ‘fugindo’ para dentro do gramado naquele clássico. Carlito Rocha, presidente do Glorioso à rocha, acreditou que a virada só foi possível pela entrada do cachorrinho dentro das quatro linhas.

A partir disso, Biriba foi ‘adotado’ pelo presidente e levado para todos os jogos do Botafogo naquele Carioca – inclusive entrando com a equipe no gramado no começo das partidas. E realmente deu certo… O vira-lata terminou ‘invicto’: com ele à beira do gramado foram 15 vitórias, dois empates e um título em cima do “Expresso da Vitória”, um dos melhores times da história do Vasco.

+ Versatilidade, comprometimento e campeão: como Tchê Tchê chega ao Botafogo

O cachorro, como não podia deixar de ser, era preto e branco e carregava, além da superstição, o Botafogo até na pele. Carlito Rocha fez questão de levar Biriba para todos os jogos que podia e isso chegou até a ser motivo de briga. No ano seguinte, os executivos do Vasco não queriam que o mandatário do Alvinegro levasse o cãozinho para um clássico.

O vira-lata veio a falecer em 1958, dez anos depois do Carioca que “teve participação” no título. Nesse período, o Alvinegro conquistou outro Estadual, em 1957, além de outros campeonatos de cunho municipal.

NA HISTÓRIA
Biriba está carimbado nos livros do Botafogo e foi adotado como um dos integrantes de um dos títulos mais marcantes da história do Alvinegro – tão lembrado talvez pela participação do cão.

Mesmo que, teoricamente, o Manequinho seja o mascote oficial do Botafogo, o clube adotou, de vez, o Biriba. Apesar de toda a “polêmica” da internet durante a semana, o cachorro foi adotado eternamente pela história do Glorioso.

Related Posts

São Paulo: por que o modelo de votação do impeachment de Casares agita bastidores

MatériaMais Notíciasda mrbet: A reunião do Conselho Deliberativo do São Paulo que irá votar o impeachment de Julio Casares acontecerá no dia 14 de jul

Pilares da Seleção Brasileira marcam na Premier League e mandam recados a Ancelotti

MatériaMais Notíciasda brwin: O Newcastle venceu o Leeds United por 4 a 3 na quarta-feira (7), no St. James’ Park, em partida válida pela 21ª rodada d

You Missed

Pilares da Seleção Brasileira marcam na Premier League e mandam recados a Ancelotti

São Paulo: por que o modelo de votação do impeachment de Casares agita bastidores

Mulher de Icardi reprova jogador por dar relógios Rolex aos companheiros

Ana Thais Matos estreia como comentarista de futebol do Sportv

Os jornalistas esportivos que deixaram a Globo nos últimos anos

Por cláusula no contrato, Globo gastou valor alto para levar substituto de Galvão Bueno a Lima

Game
Register
Service
Bonus