Por que é ruim jogar na altitude? Veja os efeitos no futebol

MatériaMais Notícias

da luck: Um dos maiores medos dos times brasileiros nas competições continentais é, sem dúvidas, a altitude. A falta de adaptação do organismo de jogadores para jogar em alturas elevadas é, na grande maioria das vezes, um problema para os clubes do país. Mas, afinal, por que é ruim jogar na altitude?

continua após a publicidadeRelacionadasFora de CampoTorcedores do Flamengo e do Olimpia brigam em praia de CopacabanaFora de Campo24/08/2023Fora de CampoJornalista brinca com goleada do Palmeiras: ‘Ia ganhar até com Weverton na linha’Fora de Campo24/08/2023Fora de CampoJornalista se rende ao Palmeiras na Libertadores: ‘Não cansa de me impressionar’Fora de Campo23/08/2023

da aposte e ganhe: + Quais são os técnicos há mais tempo no cargo na Série A?

Os efeitos das grandes elevações no corpo humano variam proporcionalmente de acordo com o nível. Ou seja, quanto mais alto, mais prejudicial para o organismo. Isso acontece por conta do ar cada vez mais rarefeito conforme subimos (pouca presença de oxigênio), o que afeta a respiração, o coração e os músculos, entre outros. No entanto, o ser humano pode sentir a diferença só a partir dos 1.500 metros.

Apesar disso, o mais comum é que os sintomas comecem a se apresentar aos 2.000 metros de altitude. Nesta altura, é comum que o atleta sofra dores de cabeça, náuseas, tonturas, indisposição gástrica, vômitos, sensação de falta de ar, fadiga e letargia. Ademais, há maior risco de problemas cardiovasculares, principalmente entre aqueles com algum problema cardíaco prévio. É o caso de Quito, por exemplo.

continua após a publicidade

+ Marcelinho Carioca maior ídolo do Corinthians? Redação do Lance! opina sobre lendas do clube

A partir dos 3.000 metros de elevação, a situação piora consideravelmente. Além de todos os sintomas citados anteriormente atingirem o corpo de forma mais forte, existe o risco de edema pulmonar. Trata-se do acúmulo de líquido no interior dos pulmões, pois o coração tem dificuldade para bombear o sangue nessas condições. La Paz é o exemplo mais tradicional de onde times podem sofrer com essa altitude.

+ Maracanã: com ressalvas, Tribunal de Contas do Rio determina o prosseguimento do processo de licitação

Em alturas superiores aos 4.000 metros, como em El Alto, um novo perigo se apresenta. Somado a todos os problemas mencionados muito agravados, o risco de edema cerebral é preocupação. Entretanto, ele é mais comum em alturas acima dos 5.000 metros, atingindo alpinistas com frequência, e não existem estádios nesta altitude.

continua após a publicidade

Tudo sobre

Fora de campoLancepedia

Related Posts

São Paulo: por que o modelo de votação do impeachment de Casares agita bastidores

MatériaMais Notíciasda mrbet: A reunião do Conselho Deliberativo do São Paulo que irá votar o impeachment de Julio Casares acontecerá no dia 14 de jul

Pilares da Seleção Brasileira marcam na Premier League e mandam recados a Ancelotti

MatériaMais Notíciasda brwin: O Newcastle venceu o Leeds United por 4 a 3 na quarta-feira (7), no St. James’ Park, em partida válida pela 21ª rodada d

You Missed

Pilares da Seleção Brasileira marcam na Premier League e mandam recados a Ancelotti

São Paulo: por que o modelo de votação do impeachment de Casares agita bastidores

Mulher de Icardi reprova jogador por dar relógios Rolex aos companheiros

Ana Thais Matos estreia como comentarista de futebol do Sportv

Os jornalistas esportivos que deixaram a Globo nos últimos anos

Por cláusula no contrato, Globo gastou valor alto para levar substituto de Galvão Bueno a Lima

Game
Register
Service
Bonus